Seu reduto gamer na internet!

Você sabe como tudo começou para os jogos em rede?


Os MMORPG’s são jogos online, que possuem milhares de jogadores em simultâneo, em que cada um interpreta um papel e o jogo é influenciado pelas suas ações.

Ultima Online

Ultima Online

Ao contrário do que possamos pensar, os jogos online já existem há muito tempo, tendo aproveitado os últimos avanços tecnológicos, como a globalização da internet a enormes velocidades, para se massificarem um pouco por todo o mundo. A origem dos games online remota ao ano 1974, aonde a Mazewar desenvolveu o primeiro mundo gráfico virtual, possibilitando uma visão em 1 pessoa a dois players enquanto estes rondavam num labirinto e caçavam um ao outro com tiros.

Por esta altura, o sistema PLATO que era uma plataforma utilizada apenas com interesses educacionais baseado em máquinas mainframe com consoles gráficos foi um dos 1os métodos na arena de sistemas multi-player, aonde um game de lutas espaciais suportava até 32 jogadores ao mesmo tempo (o Spasim). Este sistema também disponibilizou na mesma altura um sistema de chat para vários utilizadores, chamado dee Talkomatic.

Oubliette, criado por Jim Shwaiger para o sistema PLATO e um ano mais tarde foi projetado para o sistema MUD1 possuindo um elevado nível de dificuldade o game era jogado por equipes de jogadores em cooperação, do contrário os players iriam apenas morrer sem realizar seus objetivos.

No ano de 1977 surgiram jogos como Moria / Avatar que seguiam as diretrizes dos jogos já mencionados (estes então seriam os percursores dos games online). Deste modo, no ano de 1980 apareceu o 1o Massive Multiplayer Role Playing Online Game, este se enquadrando em uma categoria totalmente inédita, aonde um jogador não somente interpreta um papel (role) mas também possui missões nas quais fazem o seu personagem evoluir, alpem de é claro terem a chance de comunicar com outros players através de chats conectados à internet.

No entanto existe bastante discussão ao redor de qual realmente foi o primeiro jogo desta nova categoria de jogos. Uma esmagadora maioria considera o game A Ilha de Kesmai, sendo este primogênito. Tal jogo levou 5 anos para ser desenvolvido, iniciando-se em 1980 e finalmente chegando ás lojas em 1985 nos EUA. O jogo foi lançado ao preço de 12 dólares americanos a hora de Compu Serv, que suportava até 100 jogadores.

World of Warcraft - Servidor bastante cheio

World of Warcraft – Servidor bastante cheio

Já o termo MMPRPGP foi primeiramente mencionado no ano de 1997, atrvés de Richard Garriott, o desenvolvedor do jogo Ultima Online. Apesar do nome conter o termo Massive e suportar centenas de jogadores jogando ao mesmo tempo, ninguém à epóca esperava que o jogo atrairia tantos players e iria praticamente revolucionar todo o mercado dos games. Com o passar dos anos, surgiu a segunda geração dos MMORPGs, aparecendo os primeiros jogos de PvP (aonde jogadores ‘lutam’ uns contra os outros). Podemos destacar grandes sucesso deste gênero os jogos Counter Strike e o WOW (World of Warcraft).

Já nos anos 2000, estes famosos jogos de rede iniciaram um processo de migração para os consoles de vídeo game, como o PlayStation e o XBOX. No entanto tais plataformas não apresentaram o nível de sucesso esperado. Um grane motivo talvez seja a dificuldade de se jogar um jogo complexo com apenas um controle, ao invés de um mouse com vários botões e um teclado com uma multitude de teclas e combinações.

Cada vez mais os MMORPG’s são os preferidos dos jogadores, não só porque as suas decisões influenciam o rumo do jogo mas também porque podem fazê-lo cooperando com outros jogadores. Será isto um aviso para os produtores de jogos? Será que no futuro apenas jogaremos em rede?

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