Seu reduto gamer na internet!

Nossa seleção dos melhores jogos de cartas


Hoje iremos falar de jogos que fizeram um grande papel na nossa infância. A categoria dos jogos de carta foi uma categoria bastante comum e famosa há alguns anos atrás. A qualidade dos gráficos deixa muito a desejar e não são dos melhores, é verdade. Contudo, os jogos são tão divertidos e não são nada complexos, duas características bastante importantes quando queremos o sucesso de um jogo.

Muitos jogos desta categoria são considerados um sucesso, até porque não deixam de ser jogados e são adorados por todas as idades. Aqui iremos apresentar-lhe os clássicos!

Solitário:

O jogo do solitário é jogado com as cinquenta e duas cartas do baralho tradicional.
As cartas são sempre baralhadas antes de serem dispostas. Depois, são feitas sete colunas. Na primeira há apenas uma carta, enquanto na segunda há duas e na sétima há sete. O número da coluna corresponde ao número que de cartas. As primeiras cartas de cada coluna estão sempre viradas para baixo e por isso não se vê o seu valor. As outras só poderão ser movidas quando a primeira já não estiver lá.

Contudo, quando se move uma carta é necessário saber para onde a se levar, isto é, as cartas da mesma cor não podem ficar juntas, pois a cor tem de ir alternando e terão de ser dispostas de forma decrescente. Se na coluna estiver um 3 vermelho, temos de jogar um 2 preto.

juego solitario

Double Freecell, outro jogo de solitário popular na internet

Todas as cartas podem ser movidas, mas para que sejam bem sucedidas quando são deixadas noutra coluna, é obrigatório que a cor seja alternada – vermelho ou preto – e que a coluna está organizada de forma decrescente. Os jogadores podem mesmo mover uma coluna inteira, desde que esta esteja bem organizada e com as cores alternadas. Para se começar uma coluna, começa-se pelo Rei.

No tabuleiro ainda ficam mais quatro colunas sem nada. Estas são para que os jogadores possam construir as colunas de forma correta. Além disso, cada coluna deve ter um naipe, além da alternação de cor e da disposição dos números.

Solitario Chino - juego chino de mahjong

Solitario Chino – outra variante de Solitario

Em relação à pontuação, essa depende da quantidade de jogadas, de quanto tempo se demorou e quais os tipos de jogadas.

Se quiser jogar o jogo, já tenha jogado ou não, poderá fazê-lo tanto na internet, como no Windows, visto que este sistema operativo inclui o jogo.

Solitário Spider ou Paciência Spider:

Classico juego de solitario spider

Clássico jogo de solitário spider

Mais um jogo que foi introduzido pela Microsoft nos seus sistemas operativos. Este foi adicionado em 1998, e foi isso que fez este jogo tão famoso por todo o mundo. Apesar de ter grandes semelhanças com o Solitário, em que o objetivo é organizar as cartas de forma a ir alternando a cor. A única diferença é que no Solitário Spider (ou Paciência Spider) os jogadores precisam ordenar as cartas do mesmo naipe para que as colunas sejam bem sucedidas. É também jogado com um baralho de 52 cartas. Tem 3 níveis de dificuldade, no qual o mais difícil é jogado com quatro naipes, mas para se jogar nesse já é preciso que se tenha alguma prática.

Layout of a Spider Solitaire Game

Layout do ‘Spider Solitaire’

A pontuação também é contada de forma bem diferente. No Solitário Spider, cada jogador inicia o jogo com 500 pontos. Destes 500, irão ser tirados e postos alguns pontos, tudo depende do que o jogador fizer, por exemplo, cada vez que o movimento anterior for desfeito, o jogador perde três pontos, e quando uma coluna é feita de forma correta são adicionados cem pontos.

Freecell:

Criado e introduzido pela Microsoft nos seus sistemas, o Freecell é outro jogo de cartas bem conhecido por todo o mundo. Este teve as suas bases em jogos como o “Baker” e o “Eigth Off”, que não são nada similares com o Freecell.

Este é também jogado com o baralho normal, de cinquenta duas cartas. O tabuleiro do Freecell tem quatro espaços vazios, que são usados pelo jogador para que este possa construir um naipe. Há outras quatro, e são essas onde o jogador irá colocar – já quando corretamente finalizadas – as colunas. Ele até pode pôr as colunas mesmo que não estejam finalizadas, mas estes espaços são especialmente para isso.

Layout of a Freecell Card Game

Layout de um jogo de Freecell

Todas as colunas deverão de estar organizadas por naipe. Além disso, devem estar dispostas em oito colunas. Quatro dessas com sete e outras quatro com apenas seis. As cartas devem estar bem organizadas e, quando construindo uma coluna, o valor da carta deve vir baixando enquanto se vão acrescentando cartas. Além disso, a cor também deverá alternar. A carta mais valiosa é aquela que é a base da coluna, neste caso é o Rei. A partir do Rei a coluna deverá ser construída, e se for construída corretamente pode ser movida, mesmo que esteja apenas metade, isto é, até ao 6. As colunas podem ser movidas livremente, mas tudo depende dos espaços vazios que ainda existem no tabuleiro.

O jogo termina quando todas as colunas estiverem corretamente organizadas, com a cor alternada, os números também e os quatro naipes divididos, cada um no seu espaço.

juego

O freecell pode também ser conhecidos por alguns em Portugal e Espanha como Carta Blanca

Apesar da Microsoft já não introduzir mais estes jogos nos seus sistemas, ainda se podem jogar, de forma gratuita, na internet. E todos devem matar as saudades desses jogos clássicos, ou então ao menos jogá-los uma vez para experimentar!

Estamos cada vez mais próximos do lançamento do iPhone 6
Os jogos de Bubble Shooter são como um bom vinho; com o tempo somente melhoram